Autocuidado é fazer o melhor por você e pelos outros.

Autocuidado é fazer o melhor por você e pelos outros.

O autocuidado está se tornando um tema cada vez mais comum no mundo atual. No entanto, mais do que simplesmente falar dele, é preciso compreender as questões que o cercam, deixar de lado qualquer analogia com o egoísmo e começar a praticá-lo.

Então, se você já teve a impressão de que priorizar uma rotina de autocuidado está ligado ao egoísmo, se enganou. Dito de outra forma, para lidar bem com o trabalho, a casa e manter boas relações positivas, você deve primeiro estar confortável consigo mesmo, e isso depende de sua autocuidado.

Cuidar de si é colocar em prática um conjunto de hábitos e atitudes que visam preservar e promover o equilíbrio emocional, físico e mental para uma vida mais positiva e saudável. O autocuidado, como processo contínuo, é uma prática que auxilia no exercício da autopercepção. Ele é fundamental na compreensão de nossos sentimentos e desejos.

O que está te impedindo de começar hoje?

Para cuidar de suas emoções, lembre-se de que primeiro você deve aceitá-las. Expresse seu amor, paixão e desejo pela pessoa que você quer ser. Sinta-se à vontade para se expressar. Procure alguém para conversar sobre o que está sentindo. Preste atenção no que seu corpo está lhe dizendo através das emoções e tente honrá-las. Além disso, tenha a coragem de se distanciar de pessoas que não comunicam boas energias e priorize estar perto de pessoas que despertam suas melhores versões.

Para cuidar da sua saúde física, comece pelo básico: comer bem e fazer exercícios regularmente. Mas há outra questão realmente essencial que às vezes é negligenciada: a consciência da sexualidade. Quando se trata de cuidados com o corpo, você já considerou que os primeiros pensamentos que vêm à mente estão relacionados à aparência? É óbvio que pensar dessa maneira não é incorreto. No entanto, o conceito de autocuidado é muito mais amplo e pode ser usado para abordar outras questões além das visuais. 

O corpo físico é um campo sensorial que nos permite descobrir muitos tipos de prazer. Atenção à sexualidade significa valorizar e estimular essa capacidade sensorial, revelando formas que o corpo possui para oportunizar intensas sensações por si só. Nesse sentido, o autoamor é uma excelente ferramenta de autoconsciência, e praticá-lo também implica praticar a autoconsciência.

Permita-se tomar um longo banho, ouvir música que goste, experimentar e explorar os sentidos da visão, olfato, tato, paladar e audição. Olhe em seu entorno, observe, perceba e compreenda seus desejos. Priorize seu relacionamento com cuidado, e até erotismo. Isso permitirá que você se reconheça e dê o seu melhor ao parceiro no que diz respeito à sexualidade.

Precisa de mais motivos para cuidar da sua sexualidade?

Trabalhar a sexualidade traz benefícios como redução do estresse e melhora da autoestima, além de ser essencial à saúde humana.

Quando se trata de saúde mental, este é um tipo extremamente significativo de autocuidado. Uma dica para a saúde mental é observar. Em um mundo onde todos lutamos contra o relógio, romper com a rotina é uma vitória. Aposte em momentos de lazer. Você pode sair de férias com a família, ter uma noite de encontro ou planejar uma noite romântica com seu parceiro. Simples gestos como esses podem ser tudo o que você precisa para reequilibrar sua mente e se livrar dos problemas do dia a dia.

Não permita que sua vida fique monótona. Tente promover e desfrutar de novas experiências a cada minuto. Surpreenda aqueles de quem você gosta colecionando momentos memoráveis ​​com alguém especial, seja seu parceiro, namorada ou esposa ou você mesmo. 

Você pode gostar também...

Deixe seu comentário